Por que a sexta-feira 13 é sinônimo de azar?


Quantos de vocês deixam de sair de casa numa sexta-feira 13? Tenho certeza que muitos! A sexta-feira 13 é sinônimo de má sorte e para alguns, até de morte. Dizem que se você sair de casa, vestido de preto, numa sexta-feira 13, algo muito ruim pode acontecer com você e/ou com sua família.

O fato é que muitas pessoas sentem medo desta data sem as vezes saber o porque. Pensando nisso, pesquisei na internet e trago para vocês um artigo explicando a origem da sexta-feira 13 e o motivo das pessoas se amedrontarem diante da mesma.

"Tudo indica que essa crendice vem de duas lendas da mitologia nórdica. De acordo com a primeira delas, houve, no Valhalla – a morada celestial das divindades -, um banquete para 12 convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu Balder, o favorito dos deuses. Instituiu-se, então, a superstição de que convidar 13 pessoas para jantar era desgraça na certa e esse número ficou marcado como símbolo do azar. 

A segunda lenda é protagonizada pela deusa do amor e da beleza, Friga, cujo nome deu origem às palavras friadagr e friday, “sexta-feira” em escandinavo e inglês. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a personagem foi transformada em uma bruxa exilada no alto de uma montanha. Para se vingar, Friga passou a reunir-se, todas as sextas-feiras, com outras 11 feiticeiras, mais o próprio Satanás, num total de 13 participantes, para rogar pragas sobre a humanidade. Da Escandinávia, a superstição espalhou-se por toda a Europa, reforçada pelo relato bíblico da Última Ceia, quando havia 13 pessoas à mesa, na véspera da crucificação de Cristo – que aconteceu numa sexta-feira. No Antigo Testamento judaico, inclusive, a sexta-feira já era um dia problemático desde os primeiros seres humanos. Eva teria oferecido a maçã a Adão numa sexta-feira e o grande dilúvio teria começado no mesmo dia da semana."

Além destas duas lendas, há também uma outra, porém nunca recebeu muita atenção por não ser muito elaborada... Confere aí!

"Uma das teorias sobre a origem macabra da data vai lá pra época do o rei Felipe IV. Na época em que a monarquia ganhava força e se consolidava na França Felipe IV se sentiu ameaçado poder e influência exercidos pela Igreja dentro de seu país. Para contornar a situação, tentou se filiar à Ordem dos Cavaleiros Templários, que acabou recusando a entrada do monarca na corporação. Sem poder participar da ordem o rei ordenou a perseguição dos templários na sexta-feira, 13 de outubro de 1307."

Acreditando ou não, a sexta-feira 13 trás consigo uma história bem interessante para os que não creem e amedrontadora para os que creem. E você, acredita?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: